Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Há muito a ser descoberto sobre câncer, e há algumas coisas que a medicina já sabe. Uma delas é que há uma relação entre alimentação e a incidência da doença - mais particularmente, sabe-se que substâncias presentes em alguns alimentos atuam como fator de proteção contra os tumores.

PUBLICIDADE

Por Simone Iwasso
Atualização:

Em São Paulo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Incor e unidades da Secretaria de Estado da Saúde criaram o programa Meu Prato Saudável, para conscientizar a população do papel da alimentação na prevenção de vários tipos de tumores.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O prato ideal

- Metade do prato deve ser preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos), de preferência de cores diferentes (a cor do alimento indica o tipo de nutriente que ele tem, logo, quanto mais variada for, maior será a diversidade de nutrientes que a pessoa vai ingerir).

- 1/4 deve ser ocupado com um alimento rico em proteína (carne de boi, frango, peixe, ovos, com pouca gordura). Essa parte pode ser complementada com leguminosas (feijão, grão de bico, soja, lentilha)

-1/4 deve ser ocupado com com alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral, rico em fibras (arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, farinhas)

Publicidade

Eu sei que está longe do que a gente costuma rotineiramente fazer, que é encher o prato com carboidratos, carnes e deixar um espaço pequeno pra uma saladinha ou legume. Mas é sempre possível mudar. Tudo é questão de hábito.

Outras recomendações

-Aumentar o consumo de alimentos preventivos do câncer, como brócolis, pimentão, cebola, alho, chá verde, rabanete;

- Aumentar o consumo de fibras para 25g a 35g por dia. O consumo de seis porções diárias de grãos integrais e pães e cereais ricos em fibras ajudará a atingir este objetivo;

- Reduzir o consumo de gorduras, dando preferência a preparações naturais, assados, grelhados ou cozidos;

Publicidade

- Limitar o consumo de carnes vermelhas para menos de três vezes por semana, e mesmo assim dar sempre preferência a carnes magras. As carnes brancas, como filé de peito de frango, filé de peito de chester ou filé de peixe são boas opções;

- Evitar o consumo de alimentos em salmoura, curados, em conservas e defumados;

- Evitar ou moderar o consumo de bebidas alcoólicas;

- Acumular 30 minutos de atividades físicas por dia, cinco dias por semana.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.