PUBLICIDADE

Como sobreviver ao tempo seco

Por Simone Iwasso
Atualização:

Enquanto a chuva não aparece, e esse tempo seco, com baixíssima umidade do ar continua, o jeito é se adaptar para melhorar nossas condições respiratórias. Os sintomas mais comuns são infecções das vias aéreas e viroses, além de ardência e ressecamento nos olhos, boca e nariz.

Quem tem rinite, se sente pior. Quem tem sinusite, também.

PUBLICIDADE

Para se ter uma ideia, previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mostram que o índice de umidade do ar na cidade deve girar em torno de 20% por esses dias - o ideal é ficar perto dos 60%.

Para evitar ou minimizar esses problemas, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou um informe com algumas orientações: - Beba bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição) - é essencial, faz uma grande diferença, ajuda a hidratar o corpo,a garganta - Não faça exercícios físicos entre as 10h e 17h - a poluição também fica mais intensa nesse horário - Deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir. - Não use o umidificador elétrico por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor. - Lave as narinas com soro fisiológico e/ou faça inalações com o mesmo produto - também ajuda muito, principalmente quem tem rinite. - Mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira.

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.