Alemanha doará 20 mi de euros para combate à gripe na África

A ajuda alemã se une a uma iniciativa similar anunciada na semana passada pelos Estados Unidos

Efe,

22 Setembro 2009 | 16h34

O Governo alemão aprovou a doação de US$ 20 milhões de euros ao combate à gripe suína nos países em desenvolvimento da África, informaram nesta terça-feira, 22, as ministras da Saúde, Ulla Schmidt, e da Cooperação Econômica, Heidemarie Wieczorek-Zeul.

 

Veja também:

especial ESPECIAL: Entenda a gripe suína

especial ESPECIAL: Perguntas e respostas sobre a gripe

 

"Os vírus pandêmicos da gripe A não conhecem fronteiras. É preciso ajudar a atenuar as consequências da pandemia naquelas regiões em que os sistemas de saúde não são fortes", disse Schmidt num comunicado assinado em conjunto com sua colega da pasta de Cooperação.

 

Wieczorek-Zeul esclareceu que os 20 milhões de euros doados pela Alemanha beneficiarão programas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que vão distribuir vacinas contra a doença nos países da África subsaariana.

 

Essas nações, cujos sistemas de saúde foram impactados pela crise financeira mundial, sequer podem vacinar os profissionais da área, "muito menos as camadas mais carentes da população", destacou a ministra da Cooperação Econômica.

 

A ajuda alemã se une a uma iniciativa similar anunciada na semana passada pelos Estados Unidos.

 

Em maio, a Alemanha já havia destinado 7,5 milhões de euros a medidas de prevenção contra a gripe suína nos países em desenvolvimento.

Mais conteúdo sobre:
gripe suína

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.