Divulgação/Nasa
Divulgação/Nasa

Androide R2 será desempacotado para se tornar mais um membro da ISS

Washington, 15 mar (EFE).- O androide Robonaut, R2, será desempacotado nesta terça-feira, 15, para fazer parte da tripulação permanente da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou o próprio robô na sua conta do Twitter.

EFE,

15 Março 2011 | 18h19

"Estou esperando para ser desempacotado às 10h10. Meus sensores têm um formigamento de emoção!", tuitou o androide.

Os responsáveis pela operação, segundo indicou o robô em outra mensagem, serão os especialistas Cady Coleman e o italiano Paolo Nespoli, da Agência Espacial Europeia.

R2 chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Discovery, que antes de ser retirado de funcionamento pela Nasa, transportou peças de reposição, o Módulo Permanente Multiuso "Leonardo" e uma plataforma externa para armazenar carga.

O androide se incorporará à tripulação para ajudar em trabalhos técnicos e de manutenção, como a limpeza dos filtros dos equipamentos.

R2 é o primeiro robô humanoide a participar de uma viagem ao espaço e servirá como teste aos cientistas para analisar como se desempenha na ausência de gravidade. A intenção é delegar mais funções a ele pouco a pouco.

Por enquanto, ele ficará no laboratórioDestiny e, como bom exemplo das novas tecnologias, manterá seus seguidores informando sobre o complexo espacial através do Twitter.

Mais conteúdo sobre:
ISS Robonaut Discovery

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.