Divulgação
Divulgação

Anvisa deve se posicionar sobre Avandia após decisão final da FDA

Agência nacional acompanha de perto discussão sobre possível risco de remédio para diabete

Luna D'Alama, do estadão.com.br

14 Julho 2010 | 17h36

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidirá sobre a manutenção do medicamento contra diabete Avandia no mercado após a resolução final da agência americana FDA (Food and Drug Administration), marcada para breve.

Nesta quarta-feira, 14, a FDA disse que os dados disponíveis hoje sobre o medicamento não suscitam preocupações sobre o risco de vida associado ao uso contínuo do Avandia.

Veja também:

Avandia vence round em reunião da FDA

 

Glaxo deve pagar R$ 808 mi de indenização

A Anvisa acompanha de perto essa discussão e, em 2007, determinou alteração da bula do remédio no Brasil para alertar que pacientes cardíacos são contraindicados a tomá-lo.

Além disso, médicos foram orientados a informar os pacientes diabéticos sobre os possíveis riscos do medicamento de tarja vermelha.

"Ainda não dá para prever o que vai acontecer. Por enquanto, a Anvisa não fala em proibição. A decisão da FDA, porém, não é determinante, mas exerce influência. É um fator a mais", afirma a assessoria de imprensa da Anvisa.

O assunto será discutido pela Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme), conselho que reúne pesquisadores, universidades, farmacêuticos e químicos, entre outros profissionais, para avaliar os riscos do Avandia à saúde dos usuários.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.