PUBLICIDADE

Anvisa estuda rótulos com alerta para ingredientes que fazem mal à saúde

Agência planeja utilizar sistema de semáforo e octógonos para advertir sobre componentes em excesso

Por Paula Felix
Atualização:

SÃO PAULO - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda uma nova mudança nos rótulos dos produtos alimentícios para advertir sobre a presença de ingredientes em excesso e que podem fazer mal à saúde. A agência planeja utilizar o sistema de semáforo e octógonos para destacar a presença desses componentes e atrair a atenção do consumidor.

A ideia foi debatida na última segunda-feira, 21, em reunião de um grupo de trabalho criado em 2014 para apresentar propostas para solucionar a questão da informação nutricional no País.

Sistema de semáforo e octógonos podem ser usados nos rótulos para advertir sobre componentes em excesso Foto: Paulo Pinto|Estadão

PUBLICIDADE

Segundo a Anvisa, o grupo analisou estudos científicos que apontam que a tabela nutricional presente nos produtos "é de difícil compreensão e pouco utilizada pelos consumidores".

Ainda de acordo com a agência, o formato dessas tabelas é pouco atraente e "exige esforço do consumidor, conhecimento nutricional e tempo para ser entendida e utilizada".

A Anvisa informou que as propostas discutidas ainda serão refinadas e, só depois, será dado início ao processo de regulação. Deve ser realizada uma consulta pública sobre o tema.

Rótulo. Recentemente, a Anvisa realizou duas alterações nas informações contidas nos rótulos dos alimentos comercializados no Brasil.

A partir de junho de 2016, a indústria passou a ter a obrigação de informar a presença de alimentos alergênicos, como trigo, crustáceos, ovo, amendoim, soja, castanhas e látex natural.

Publicidade

Neste ano, ficou determinado que os fabricantes precisam informar a presença de lactose nos produtos. A indústria terá dois anos para se adequar à norma.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.