Anvisa suspende propaganda de remédios contra gripe

Agência pede uso criterioso de medicamentos que possam mascarar os sintomas da gripe suína

Solange Spigliatti, da Central de Notícias,

14 Agosto 2009 | 11h28

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente nesta sexta-feira, 14, a propaganda, em todo território nacional, de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e, também, de medicamentos destinados ao alívio dos sintomas da gripe, como o paracetamol, a dipirona sódica e o ibuprofeno.

 

A Resolução 43/2009 (PDF) da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, é valida para todos os meios de comunicação de massa, inclusive a internet.

 

Veja também:

link SP tem dois casos de presos infectados pela gripe suína

link Gripe adia 2ª fase da vacina da pólio

especial Entenda a gripe suína

especial Perguntas e respostas sobre a gripe

 

A medida da agência leva em consideração os dados do último informe epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde, no dia 11 de agosto, no qual se observa que, dos casos de síndrome respiratória aguda grave notificados e confirmados laboratorialmente para influenza, 77% são causados pelo vírus da gripe suína.

 

Embora produtos atingidos pela medida tenham sua eficácia e segurança bastante conhecidas e possam ser úteis no tratamento dos sintomas da gripe, a intenção da Anvisa é que o uso desses medicamentos seja absolutamente criterioso, pois pode mascarar sintomas importantes para a realização do diagnóstico preciso de pessoas infectadas pela nova gripe.

 

A suspensão permanecerá válida enquanto existir situação especial de risco à saúde. A norma suspende, ainda, o uso de qualquer técnica de comunicação para promoção desses medicamentos, inclusive, a presença de propagandistas em estabelecimentos de comércio varejista de produtos farmacêuticos.

Mais conteúdo sobre:
gripe suína influenza A antigripais

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.