Mauro Pimentel/AFP
Mauro Pimentel/AFP

Bela Gil revela que usa método sem hormônios para evitar gravidez

Apresentadora contou que usa DIU de cobre desde o nascimento da primeira filha

O Estado de S.Paulo

18 Agosto 2017 | 17h33

A apresentadora Bela Gil, de 29 anos, revelou nesta quinta-feira, 17, em sua conta pessoal no Facebook, que usa um método contraceptivo não hormonal para evitar a gravidez: o Dispositivo Intra-Uterino (DIU) de cobre. 

"Para todas as mulheres que perguntam qual método anticoncepcional eu uso, taí a resposta: DIU de cobre. Coloquei depois do nascimento da Flor (de 7 anos)", disse a apresentadora. 

Bela disse que usou o DIU até uma semana antes de engravidar de Nino, o filho mais novo da apresentadora, que nasceu em maio do ano passado. "Tirei porque queria engravidar e não sabia que seria tão rápido", contou a apresentadora, que se destaca pela defesa de alimentação e hábitos saudáveis.  

Bela Gil ainda aproveitou para divulgar uma publicação do Ministério da Saúde, que esclarecia os mitos em torno do DIU de cobre.

Segundo o Ministério da Saúde, depois de cinco décadas de desenvolvimento, o DIU de cobre se sobressaiu como o método anticoncepcional reversível mais usado no mundo: cerca de 170 milhões de usuárias, ultrapassando pílula anticoncepcional que tem cerca de 110 milhões de usuárias. 

O DIU de cobre funciona pela danificação dos espermatozoides, evitando o encontro com o óvulo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem eficácia de 99% na prevenção da gravidez, mas não protege contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). 

Em março deste ano, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação do acesso ao DIU de cobre, já distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas maternidades e hospitais do Brasil. 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.