Canadá tem 1ª transmissão do 'influenza A' de pessoa a pessoa

Caso foi registrado na província de Nova Escócia, onde há o registro de pelo menos mais oito pessoas infectadas

Agências internacionais,

30 Abril 2009 | 18h20

Brasil tem 4 casos suspeitos e 42 monitorados para H1N1
OTTAWA - A província de Nova Escócia registrou o primeiro caso da variedade H1N1 da gripe transmitida de uma pessoa para outra dentro do Canadá, disse uma autoridade médica nesta quinta-feira, 30. Um porta-voz do Departamento de Promoção e Proteção à Saúde da província afirmou que a vítima contraiu uma forma mais branda da gripe influenza A de um estudante que voltou de uma viagem escolar ao México.  

 

Veja também:

especial Mapa: veja como a gripe está se espalhando

especialEntenda a gripe suína: perguntas e respostas 

video Infectologista esclarece cuidados que serão tomados 

mais imagens Veja galeria de fotos da gripe suína pelo mundo   

som 'Meios de transportes facilitam a propagação'

documento Folheto oficial do Ministério da Saúde 

 

 

"Registramos a primeira transmissão de pessoa para pessoas do H1N1 no Canadá. Todos os casos da Nova Escócia apresentaram sintomas leves", afirmou Lucas Wide, do departamento de Proteção e Promoção de Saúde da província. Na região, já foram confirmados até o momento - quatro deles são alunos que foram ao México durante uma viagem escolar. Separadamente, nesta quinta, funcionários federais relataram 14 novos casos da doença no País, elevando o total do país para 33. Todos os casos são considerados leves.

 

Nesta quinta  também foram confirmados vários outros cados pelo mundo. No México, país onde a doença teria tido origem, o ministro da Saúde, José Angel Córdova, afirmou que o número de pessoas infectadas subiu para 260. Destes, 12 casos foram confirmados como causadores da morte. Na Europa, ao menos mais sete casos foram confirmados: três na Espanha e quatro no Reino Unido, sendo um deles o primeiro registrado na Irlanda do Norte. Agora, Reino Unido tem oito pessoas com a doença e a Espanha, 13. Nos Estados Unidos, o número de pessoas infectadas pelo vírus H1N1 subiu para 109, depois que mais dez casos foram confirmados na Carolina do Norte.

Mais conteúdo sobre:
gripe suína Canadá

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.