PUBLICIDADE

Cargueiro espacial russo cai na Sibéria, diz agência

País perdeu contato com a nave, que transportava uma carga para a Estação Espacial Internacional

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

MOSCOU - O cargueiro espacial russo Progress M-12M, lançado nesta quarta-feira da base Baikonur, caiu na Sibéria, informaram fontes da Polícia da República de Altai.

 

PUBLICIDADE

A nave não conseguiu alcançar a órbita e pegou fogo na atmosfera nesta quarta-feira, lançando destroços sobre a Sibéria, informou a agência de notícias local Interfax."O cargueiro espacial Progress, que se desviou da órbita prevista, caiu no distrito Choiski, na República de Altai", indicou a fonte à agência Interfax.

 

Aparentemente, acrescentou, a nave caiu "em uma área descampada, longe de áreas povoadas e, segundo dados preliminares, não houve nem incêndio, nem feridos".

 

A Rússia perdeu contato com a nave, que transportava uma carga para os seis astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), poucos minutos após seu lançamento.

 

O artefato, cuja separação estava prevista para as 17h09 de Moscou (10h de Brasília), não atingiu a órbita correta devido a uma falha nos motores do foguete portador Soyuz-U, segundo a agência oficial RIA Novosti.

 

Mais cedo, a agência havia dito que uma fonte do setor espacial afirmou que uma "situação emergencial" tinha surgido pouco após o lançamento da nave na base russa de Baikonur, no Cazaquistão, às 10h (horário de Brasília).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.