Tasso Marcelo/AE
Tasso Marcelo/AE

Começa etapa de vacinação de crianças entre 2 e 5 anos contra gripe suína

Vacina é tomada em duas meias doses; imunização continua para gestantes e adultos de 30 a 39 anos

estadão.com.br

24 Maio 2010 | 09h37

SÃO PAULO - Crianças entre 2 anos e 5 anos podem se vacinar contra o vírus da gripe suína a partir desta segunda-feira, 24, em etapa de prorrogação da campanha nacional de vacinação.

 

Veja também:

linkVacinas contra H1N1 podem alterar teste de HIV no laboratório

especialESPECIAL: Entenda a gripe suína

 

A vacina para este grupo é tomada em duas meias doses. Uma agora e outra 21 dias depois da primeira. Portanto, os pais devem ficar atentos, pois as crianças terão que ir duas vezes ao posto de saúde.

 

"Compramos mais doses do que precisávamos para atingir os grupos prioritários para atender demandas que surgissem ao longo da campanha. Vamos usar estas vacinas para este grupo que é o mais vulnerável entre os que ficaram de fora", explicou José Gomes Temporão, ministro da Saúde. Segundo levantamento da pasta, ainda resta mais de 10 milhões de doses da vacina.

 

A vacinação para pessoas de 30 a 39 anos e gestantes ainda continua até 2 de junho. O Ministério recomenda que os municípios vacinem os grupos que ainda não atingiram a meta de 80% (doentes crônicos e adultos de 20 a 29 anos). Isso vale também para a vacina contra a gripe comum destinada aos idosos. Em São Paulo, a vacinação está sendo feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha até agora imunizou 61 milhões de pessoas, o que corresponde a 70% do público que é considerado de risco para a gripe.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.