Cosmonautas preparam estação espacial para receber novo módulo

Dois cosmonautas veteranos saíram da Estação Espacial Internacional nesta segunda-feira para preparar a nave para um novo módulo e aumentar a proteção atual da nave contra impactos de micrometeoritos e lixo espacial, afirmaram autoridades.

Reuters

20 Agosto 2012 | 15h51

Vestidos em roupas espaciais, o comandante da estação Gennady Padalka e o engenheiro de voo Yuri Malenchenko abriram a nave às 12h37 (no horário de Brasília) para iniciar uma caminhada espacial de seis horas e meia a fim de realocar um guindaste de construção, instalar proteções contra destroços e colocar em órbita um pequeno satélite.

A saída ao espaço foi adiada em cerca de uma hora, enquanto os engenheiros verificavam um vazamento ou vazamentos entre os segmentos Pirs e russo da estação, um laboratório de 100 bilhões de dólares para testes de tecnologia e experimentos com microgravidade que viaja a cerca de 400 quilômetros acima da Terra.

"É difícil determinar qual compartimento está vazamento", disse um controlador de voo no centro de controle russo da missão perto de Moscou aos cosmonautas por rádio, que se arrumaram para a caminhada espacial às 9h30 (no horário de Brasília).

(Reportagem de Irene Klotz)

Mais conteúdo sobre:
CIENCIA ESPACO COSMONAUTAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.