Elefantes 'trabalham em equipe'

Teste na Tailândia indica que paquidermes são capazes de cooperar uns com os outros em prol do bem comum.

BBC Brasil, BBC

08 Março 2011 | 14h00

Pesquisadoress da universidade britânica de Cambridge realizaram testes para comprovar a capacidade de cooperação de elefantes na Tailândia.

Na série de experiências, pares de paquidermes perceberam rapidamente que, para conseguir conseguir comida, era preciso que ambos puxassem cordas ao mesmo tempo.

Eles chegaram até mesmo a esperar a chegada de um companheiro para começar a puxar.

Para os pesquisadores, o teste indica que elefantes realmente são capazes de cooperar em prol de um bem comum.

Experiência diária com elefantes já indicava capacidade de cooperação

"Para ir além, é preciso estudar como eles cooperam em outras atividades, como resolvem problemas e outras habilidades que geralmente são reservadas aos animais considerados da elite cognitiva, como chimpanzés, alguns pássaros e golfinhos", afirmou à BBC o psicólogo Joshua Plotnik, da Universidade de Cambridge.

Para quem trabalha com elefantes, os testes comprovam a experiência diária.

A tratadora Lynne Thomson, do Woburn Safari Park, na Grã-Bretanha, afirmou já ter visto elefantes ajudando-se mutuamente na hora da alimentação - um puxava o feno da rede, enquanto outro catava o feno mais abaixo.

Para ela, será interessante ver se outros vão dar prosseguimento aos testes da Tailândia. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.