Exame de suspeito em SP fica pronto na próxima semana

Brasil investiga dois casos de gripe suína, em São Paulo e Minas; ao todo, são 36 pacientes monitorados

Central de Notícias,

30 Abril 2009 | 12h13

Suíça confirma caso e Alemanha tem mais três suspeitasOs resultados dos exames em um dos pacientes de estar com gripe suína no Brasil devem sair apenas na semana que vem. O País tem dois casos suspeitos, um em São Paulo e outro em Minas, e 36 pacientes com sintomas de gripe são monitorados. O suspeito de contaminação em São Paulo é um homem de 28 anos, com sintomas característicos da doença e que esteve na Cidade do México entre 12 e 26 de abril. Ele está internado no Hospital Emílio Ribas e é um dos dez pacientes internados no Estado.

 

Veja também:

especial Mapa: veja como a gripe está se espalhando

especialEntenda a gripe suína: perguntas e respostas 

video Infectologista esclarece cuidados que serão tomados 

mais imagens Veja galeria de fotos da gripe suína pelo mundo   

som 'Meios de transportes facilitam a propagação'

documento Folheto oficial do Ministério da Saúde 

 

 

No início da noite de quarta, o diretor do Emílio Ribas, David Uip, informou que o paciente suspeito continuava com febre. Ele está isolado em um quarto com pressão negativa, não pode receber visitas e os funcionários que o atendem têm de usar máscaras, luvas e avental.

No hospital, a procura por atendimentos cresceu nos últimos dias, dizem os médicos. "Criou-se uma expectativa na população que não corresponde à realidade", diz o médico Claudio Gonsalez.

 

Disque-Saúde

 

O Disque-Saúde (0800 61 1997), principal canal de atendimento do Ministério da Saúde às dúvidas da população, recebeu 629 ligações de pessoas com dúvidas sobre a gripe suína entre segunda e terça-feira. Segundo o Ministério, com o recente aparecimento da doença no mundo, os atendentes do sistema receberam treinamento específico sobre o tema.

 

No mês de abril, os acessos ao tema "Gripe e Resfriado" já representam 46,2% (705) do total de acessos (1.524) pelo atendimento do Disque-Saúde. Dentre os assuntos mais demandados no tema "Gripe", a "Gripe Suína" aparece em 90% (629) dos acessos.

O número de telefone disponibiliza o atendimento eletrônico e a consulta conta com a interação de um atendente. As ligações para o atendimento eletrônico também sofreram aumento significativo no mesmo período, quando o noticiário mundial divulgou o aparecimento da doença, que já matou oito pessoas no México e uma nos Estados Unidos. O atendimento acontece dia e noite, inclusive fins de semana e feriados.

O gabinete permanente de emergências do Ministério da Saúde informou ontem que monitora dois casos de pessoas que atendem aos critérios de definição de caso suspeito de gripe suína e 36 casos que estão sendo monitorados em 11 Estados do País.

Mais conteúdo sobre:
gripe suína Ministério Disque-Saúde

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.