Danielle Anthony/Divulgação
Danielle Anthony/Divulgação

Experimento com aranhas no espaço é adiado com lançamento do Endeavour

Cientistas da Nasa irão verificar o comportamento dos animais no ambiente de microgravidade

estadão.com.br,

02 Maio 2011 | 11h28

Com o adiamento da viagem do ônibus espacial Endeavour à Estação Espacial Internacional (ISS), a Nasa adiou também o prosseguimento de uma experiência com aranhas no espaço. Isso porque duas aranhas também seguirão para a ISS como parte de um programa conhecido pela sigla CSI-05, que estuda a reação de seres vivos em um ambiente de microgravidade.

Veja também:

link Nasa anuncia destinos de ônibus espaciais 'aposentados' 

link Nasa seleciona 4 empresas para desenvolver transporte espacial

link Columbia marca 30 anos do programa de ônibus espaciais da Nasa

especialTudo sobre a Estação Espacial Internacional

video  Faça um tour pela ISS

blog Os astronautas da ISS no Twitter

Para esta viagem, a Nasa escolheu animais da espécie Nephila clavipes, conhecida pela teia com efeito tridimensional e assimétrica.

Para assegurar que elas ficarão vivas até o fim do experimento, além pensar nas instalações em que vão ficar, dando atenção para o controle da temperatura e umidade, também será enviado algumas moscas de frutas para servirem de alimento. Mas este não será o único papel destes animais. O comportamento das moscas no espaço também será avaliado pelos astronautas que estão na ISS.

Um problema técnico em dois dos aquecedores da unidade de potência auxiliar (APU) 1, uma peça fundamental para os sistemas de controle e aterrissagem da nave, obrigou a Nasa a adiar o lançamento do Endeavour, marcado para a última sexta-feira, 29 de abril. Uma nova data será anunciada em breve, mas a agência já avisou que não será antes do dia 8 de maio.

Caso o lançamento fique para depois do próximo domingo, a Nasa também terá que rever a data de lançamento da Atlantis, programada para seguir rumo à ISS no meio do ano. A viagem da Atlantis é um marco importante para a Nasa porque encerra o programa espacial tripulado de ônibus espaciais da agência. Após a aposentadoria das naves, os astronautas americanos serão transportados à ISS pela nave russa Soyuz e depois por empresas de transportes espaciais particulares.

Mais conteúdo sobre:
Nasa aranha microgravidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.