Garoto de nove anos ganha título de mestre de xadrez nos EUA

Samuel Sevian, que completa dez anos no domingo, superou recorde anterior por 11 dias

BBC Brasil, BBC

22 Dezembro 2010 | 10h00

Jovem recebeu título após partida de xadrez em San Francisco

Um menino de nove anos se tornou o mais jovem mestre de xadrez da história nos Estados Unidos, superando por apenas alguns dias o recorde anterior.

Samuel Sevian, de Santa Clara, Califórnia, recebeu o título em 11 de dezembro, após uma partida de xadrez disputada em San Francisco.

Na ocasião, a Federação de Xadrez dos EUA concedeu-lhe rating de 2.201 pontos, o suficiente para qualificá-lo como mestre nacional.

Com essa condecoração, Samuel supera o até então mais jovem mestre enxadrista do país, Nicholas Nip, que em 2008 recebera o título quando era apenas 11 dias mais velho que Samuel.

'Expert'

Não é o primeiro recorde quebrado por Samuel, que aos oito anos de idade, foi o mais jovem a alcançar o nível de "expert" em xadrez nos Estados Unidos.

Segundo o jornal San Jose Mercury News, o menino - que completará dez anos de idade em 26 de dezembro - passa ao menos duas horas por dia estudando xadrez. Ele joga contra seu pai, Armen Sevian, 37, e pratica via internet com seu técnico, o mestre internacional Andranik Matikozyan.

O técnico disse ao jornal que conheceu Samuel há três anos. "Quando o vi jogar, fiquei maravilhado. Pensei, 'esse menino é muito talentoso'." BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.