H1N1 e influenza sazonal têm taxas de mortalidade similares

Segundo as estimativas de Lipsitch, a gripe suína tem uma taxa de mortalidade que fica entre 0,007 e 0,045%

Reuters,

16 Setembro 2009 | 18h08

A taxa de mortalidade do vírus H1N1 é provavelmente mais baixa do que o estimado anteriormente, afirmou um especialista em doenças infecciosas nessa quarta-feira, 16.

 

Veja também:

especial ESPECIAL: Entenda a gripe suína

especial ESPECIAL: Perguntas e respostas sobre a gripe

 

Novas estimativas sugerem que a taxa de mortalidade da gripe A se compara a um ano moderado da influenza sazonal, disse Marc Lipsitch, da Universidade Harvard.

 

"É mais leve em crianças. Esse é um dos pontos realmente positivos dessa nova pandemia", disse Lipsitch durante uma conferência de especialistas em gripe.

 

"Considerando mudanças no vírus, eu penso que podemos dizer que estamos na categoria 1 da pandemia. Isso não estava claro até recentemente."

 

O Índice de Severidade da Pandemia é determinado pelo governo dos Estados Unidos e tem cinco categorias de pandemia, sendo a categoria 1 comparável à epidemia de gripe sazonal.

 

A gripe sazonal tem uma taxa de mortalidade de menos de 0,1% - mas ainda assim mata 250.000 a 500.000 pessoas no mundo todo ano.

 

Segundo as estimativas de Lipsitch, a gripe suína tem uma taxa de mortalidade que fica entre 0,007 e 0,045%.

 

De qualquer maneira, novas informações sobre pessoas infectadas pela gripe que não ficaram muito doentes ou morreram fazem a epidemia parecer bastante leve, disse.

Mais conteúdo sobre:
gripe suína

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.