PUBLICIDADE

Mãe foge com filho nos EUA para evitar quimioterapia

Depois que adolescente recebeu primeira sessão, pais declaram motivos religiosos para interromper tratamento

Por Efe
Atualização:

As autoridades americanas estão à procura de uma mulher que fugiu com o filho de 13 anos na segunda-feira para evitar que o adolescente, que tem câncer, seja submetido a quimioterapia, informaram nesta quarta-feira, 20, fontes policiais.

 

PUBLICIDADE

O juiz John Rodenberg, do condado de Brown, declarou que a mãe, Colleen Hauser, recusou a se apresentar e ordenou que o filho, Daniel, fique sob custódia logo depois que for encontrado e que seja enviado a um hospital para receber o tratamento para o câncer.

 

Depois que Daniel recebeu a primeira sessão de quimioterapia, seus pais declaram motivos religiosos para interromper o tratamento.

 

As autoridades pediram a custódia do menor e o juiz alegou, na semana passada, que os pais de Daniel não cuidavam da saúde do filho.

 

A doença se agravou sem a quimioterapia, de acordo com a declaração dos médicos, em uma audiência judicial realizada ontem, onde o pai de Daniel, Anthony Hauser, disse que não sabe onde sua esposa e filho estão, e que a única coisa que ficou sabendo, por um telefonema, é que os dois sairiam do estado de Minnesota.

 

Os médicos alegaram que Daniel tem de 80% a 90% de chances de sobreviver ao câncer com o tratamento, mas, sem a quimioterapia, morrerá dentro dos próximos cinco anos.

 

"A prioridade do tribunal, neste momento, é localizar Daniel Hauser e que ele receba a assistência de que precisa", disse o juiz Rodenberg.

Publicidade

 

Segundo o magistrado, Daniel, que tem dificuldade de aprendizagem e não sabe ler, não entendeu os riscos e benefícios da quimioterapia e não acredita que esteja doente.

 

Os Hauser são católicos, mas seguem a fé de "não causem danos" da Banda Nemenhah, um grupo religioso com base no Missouri que acredita nos métodos de cura natural da cultura de algumas tribos indígenas americanas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.