1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Mães em países com zika devem amamentar seus bebês, alerta OMS

- Atualizado: 25 Fevereiro 2016 | 13h 25

'À luz das evidências disponíveis, os benefícios da amamentação para a criança e sua mãe superam qualquer potencial de risco de transmissão do zika vírus por meio do leite', destaca organização

O mosquito 'Aedes aegypti' é transmissor do zika, da dengue e da chikungunya

O mosquito 'Aedes aegypti' é transmissor do zika, da dengue e da chikungunya

LONDRES - Mulheres em países afetados pelo vírus zika devem amamentar seus bebês, pois não há provas de transmissão por meio da amamentação, informou nesta quinta-feira, 25, a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 1 milhão de pessoas tenham sido infectadas, e o vírus se propaga de forma explosiva pelo continente americano. 

Em um guia publicado nesta quinta-feira, 25, a OMS indicou que, ainda que o vírus tenha sido detectado no leite materno das mães infectadas, não há confirmação de que ele seja transmitido pelos bebês na amamentação.

"À luz das evidências disponíveis, os benefícios da amamentação para a criança e sua mãe superam qualquer potencial de risco de transmissão do zika vírus por meio do leite", destacou a Organização.

Segundo o informe da OMS, o vírus zika foi detectado no leite materno de duas mães infectadas, mas não foi identificada uma replicação do vírus na cultura celular.

5 orientações da OMS sobre o zika vírus
REUTERS
Mulheres grávidas devem estar preocupadas com o zika vírus?

Embora os sintomas associados com zika sejam geralmente leves, uma possível associação foi observada entre o aumento anormal de zika e casos de microcefalia no Brasil desde 2015.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em SaúdeX