Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Saúde » Mães em países com zika devem amamentar seus bebês, alerta OMS

Saúde

USDA/Divulgação

Mães em países com zika devem amamentar seus bebês, alerta OMS

'À luz das evidências disponíveis, os benefícios da amamentação para a criança e sua mãe superam qualquer potencial de risco de transmissão do zika vírus por meio do leite', destaca organização

0

AP

25 Fevereiro 2016 | 12h14

LONDRES - Mulheres em países afetados pelo vírus zika devem amamentar seus bebês, pois não há provas de transmissão por meio da amamentação, informou nesta quinta-feira, 25, a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 1 milhão de pessoas tenham sido infectadas, e o vírus se propaga de forma explosiva pelo continente americano. 

Em um guia publicado nesta quinta-feira, 25, a OMS indicou que, ainda que o vírus tenha sido detectado no leite materno das mães infectadas, não há confirmação de que ele seja transmitido pelos bebês na amamentação.

"À luz das evidências disponíveis, os benefícios da amamentação para a criança e sua mãe superam qualquer potencial de risco de transmissão do zika vírus por meio do leite", destacou a Organização.

Segundo o informe da OMS, o vírus zika foi detectado no leite materno de duas mães infectadas, mas não foi identificada uma replicação do vírus na cultura celular.

Comentários