Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Saúde

Saúde » Metade da população de São Paulo está acima do peso

Saúde

Saúde

obesidade

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde com 5,7 mil pessoas aponta ainda que 37,9% dos entrevistados consomem carne gordurosa regularmente

0

Fabiana Cambricoli,
O Estado de S.Paulo

03 Fevereiro 2014 | 13h19

Mais da metade da população do Estado de São Paulo está acima do peso, aponta pesquisa feita pela Secretaria da Saúde e divulgada nesta segunda-feira, 3.

Em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, a secretaria ouviu, por telefone, 5,7 mil pessoas na capital, região metropolitana e interior e verificou que 52,6% relatou ter sobrepeso.

O levantamento mostrou ainda que 37,9% dos entrevistados comem carne gordurosa frequentemente, 14,3% não praticam exercícios físicos e 13,5% são fumantes. Um terço disse que consome refrigerante cinco ou mais vezes por semana.

De acordo com a secretaria, os dados reafirmam que o tabagismo, o sedentarismo e a alimentação inadequada são os principais fatores de risco para o sobrepeso e obesidade.

Segundo a secretaria, os resultados do levantamento vão ajudar o governo do Estado a estabelecer políticas de prevenção e promoção da saúde.

Mais conteúdo sobre: