Mulher chega ao Rio e passa por exames após sintomas da gripe

Paciente chegou ao País vinda de Miami e foi levada direto à Fiocruz; passageiros não receberam máscaras

Pedro Dantas, O Estado de S. Paulo

28 Abril 2009 | 10h10

Países se adiantam à OMS e recomendam adiamento de viagens
Uma mulher que chegou ao Rio de Janeiro vindo de Miami foi encaminhada para exames após apresentar sintomas que podem ser da gripe suína. Ela chegou no País em um voo da TAM e, de acordo com passageiros que desembarcaram no terminal 2 no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já esperavam pela mulher no momento do desembarque.

 

Veja também:

linkConheça as medidas anunciadas pelo mundo contra a gripe suína

linkFAO investigará fazendas onde pode ter surgido gripe suína

documento Folheto oficial do Ministério da Saúde

especialEntenda a doença e saiba como ela é transmitida

especialVeja como é a ação do vírus H1N1

mais imagens Galeria: Gripe Suína 

 

 

A paciente foi encaminhada para a Fiocruz, onde fará exames. As pessoas que ocuparam assentos próximos à mulher serão monitoradas nos próximos dias.

 

O iatista Torben Grael, que retornava de uma regata em Boston, também nos Estados Unidos, no mesmo voo estava preocupado. "Ela passou mal durante todo o voo, e se for confirmado o diagnóstico de gripe suína a chance de ela ter contaminado outras pessoas é grande", afirmou Grael. Os passageiros afirmaram que não foram distribuídas máscaras durante o voo.

 

Até esta terça-feira, 28, 12 pessoas estão em observação no País com suspeita de gripe suína. No mundo, a doença já teve casos confirmados em sete países: México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Escócia, Nova Zelândia e Israel.

 

No México, foco da doença, 152 pessoas morreram com suspeita da gripe. Na segunda-feira, 27, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para 4 o nível de alerta por conta da doença. Caso atinja os níveis 5 e 6 de alerta, a doença passa a ser considerada uma pandemia, ou epidemia generalizada.

Mais conteúdo sobre:
gripe suína RJ aeroporto

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.