PUBLICIDADE

OMS classificará gripe suína como risco de epidemia iminente

Organização pretende colocar laboratórios e governos em alerta em busca de uma vacina para o novo vírus

Por Reuters
Atualização:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deve elevar o nível de risco da gripe suína de 4 para 5, numa escala que vai até 6. O número representa risco de pandemia iminente. Segundo uma fonte da organização ouvida pela agência Reuters, a situação está se deteriorando, o que motivou a decisão. Hoje o número de casos aumentou no México, EUA, Espanha e Reino Unido, e Áustria, Alemanha e Costa Rica reportaram contaminações. A Espanha teve o primeiro contágio em uma vítima que não esteve em áreas de risco e um bebê de dois anos morto nos EUA foi a primeira vítima fatal fora do México.

 

Veja também:

 

PUBLICIDADE

Segundo a OMS, o nível 5 de risco é decretado quando em mais de dois países a transmissão da doença acontece de pessoa para pessoa.

 

"Mesmo que a maioria dos países não seja afetada pela doença, a reclassificação é um forte sinal de que a pandemia é iminente e que o tempo para finalizar a organização, comunicação e implementação de medidas é curto", diz o documento que deve ser apresentado ainda hoje.

 

O movimento coloca empresas farmacêuticas e governos em alerta para acelerar os esforços por uma vacina para a gripe suína. O anúncio deve ser feito às 17h.

 

Entenda os níveis de alerta da OMS

 

Fase 1 - nenhum vírus que circula entre os animais causou infecção em humanos;

Publicidade

 

Fase 2 - um vírus que circula entre animais causou infecção em humanos, o que causa uma potencial ameaça pandêmica;

 

Fase 3 - casos esporádicos e pequenos focos da doença em humanos, mas que não têm suficiente capacidade de transmissão entre humanos;

 

Fase 4 - a transmissão entre humanos já é possível. Há um risco significativo de pandemia;

 

Fase 5 - o vírus se transmite de pessoa para pessoa em pelo menos dois países de uma região monitorada pela OMS. A pandemia é iminente;

 

Fase 6 - mostra que uma epidemia global está acontecendo. 

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.