OMS diz que vacina para H1N1 deve ser aprovada em setembro

Os primeiros resultados devem surgir no próximo mês e vão mostrar se será necessário uma ou duas doses

REUTERS

06 Agosto 2009 | 10h29

Novartis começa a testar vacina da gripe suína em humanosAs primeiras vacinas para combater a gripe H1N1 devem estar aprovadas e prontas para o uso em alguns países a partir de setembro, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira.

Marie-Paule Kieny, especialista em vacinas da OMS, disse que os fabricantes reportaram inicialmente resultados ruins nos testes das vacinas, mas que agora estão melhorando.

"Estamos no caminho do desenvolvimento", disse Kieny a repórteres.

Os primeiros resultados devem ser divulgados no próximo mês e vão mostrar se será necessário uma ou duas doses da vacina para fornecer a imunidade, acrescentou a especialista.

O atual surto de gripe, que foi declarado pandêmico em 11 de junho, é a pandemia com disseminação mais rápida e pode afetar até 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, o que reforça a necessidade da produção em grande escala das vacinas o mais rápido possível.

Os principais produtores de vacinas do mundo incluem Sanofi-Aventis, Novartis, Baxter, GlaxoSmithKline e Solvay.

A Novartis já iniciou testes da vacina para o H1N1 em humanos, enquanto a Sanofi-Aventis, líder mundial em doses de vacinas, vai iniciar seus testes em dias.

(Reportagem de Jonathan Lynn e Laura MacInnis)

Mais conteúdo sobre:
GRIPE VACINAS APROVACAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.