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Os alimentos que estimulam a memória

Estadão.com.br

09 Maio 2012 | 15h 14

Alguns itens são benéficos ao cérebro, outros devem ser consumidos com moderação. Veja como montar um cardápio saudável

Adotar uma dieta saudável ajuda a prevenir desde pequenos lapsos de memória até graves doenças neurológicas degenerativas. Segundo o neurologista Cícero Galli Coimbra, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para evitar esses problemas, é importante optar por alimentos que favoreçam as células nervosas e auxiliem no processo da memorização.  

Veja abaixo os mais indicados e aqueles que devem ser consumidos com moderação.  

Alimentos benéficos: 

linkGema de ovo: contém colina, nutriente que contribui para a produção de neurônios novos e o bom funcionamento da memória  

linkÔmega 3: ácido graxo encontrado em peixes, como salmão e atum, além de alguns suplementos, funciona como um importante antioxidante, que protege os neurônios da ação dos radicais livres   

linkVegetais: brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas estão entre os que oferecem mais vantagens para o cérebro   

linkAlimentos crus: prefira as verduras sem cozimento, que não perdem o ácido fólico, tão benéfico para o tecido nervoso  

linkFrutas secas: nozes, castanhas, amêndoas, e amendoim agem como antioxidantes e ainda auxiliam na capacidade intelectual  

linkGrãos integrais: aveia, centeio, trigo, arroz integral ajudam a regular a transmissão entre os neurônios  linkFrutas: de todos os tipos e cores facilitam o processo funcional da memória  

Atenção: Carambola, graviola e fruta do conde não devem ser ingeridas com muita frequência pois têm substâncias que, em excesso, podem lesar o sistema nervoso   

Sempre com moderação: 

linkCarnes vermelhas: consumo em exagero pode prejudicar a memória. O ideal é comer pouco, apenas para garantir a necessidade de proteína e ferro. Podem ser substituídas pelo tofu, laticínios, leite e soja, que oferecem os mesmos nutrientes  

linkAlimentos com gordura trans: além de elevar o colesterol, podem causar entupimento das artérias do cérebro e do coração  

linkCarboidratos: comer muitos alimentos ricos em carboidratos, como pães e bolachas, pode aumentar o colesterol e a predisposição à diabetes    

linkBebida alcoólica: consumo em excesso, e com frequência, colabora para a deterioração da memória e até para o desenvolvimento de demências 

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