PUBLICIDADE

Pacientes nos EUA criam resistência a remédio contra gripe suína

Após uma semana de tratamento, Tamiflu não apresentava mais efeito em dois infectados

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Duas pessoas com sistema imunológico debilitado que contraíram uma "versão mutante" do vírus da gripe suína desenvolveram resistência ao oseltamivir (Tamiflu), principal droga contra o H1N1, após menos de duas semanas de tratamento. Uma delas também apresentou resistência clínica a outro antiviral em fase de testes, o peramivir intravenoso. Ambos só conseguiram se curar com a droga inalável zanamivir (Relenza).

 

Veja também:

 

PUBLICIDADE

Segundo os médicos do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, responsáveis pelos casos, os clínicos devem considerar a possibilidade de pacientes desenvolverem resistência aos medicamentos quando apresentarem deficiências imunológicas preexistentes.

 

A agência de notícias oficial do governo chinês alertou no sábado, 27, que a pior seca do último século na região sudoeste do país afetará gravemente a colheita de anis estrelado, o principal ingrediente do Tamiflu, o que provavelmente obrigará a farmacêutica Roche a modificar a fabricação do remédio.

 

A China produz cerca de 85% do produto, de onde se extrai o ácido shikimico, usado no Tamiflu. Cao Yong, porta-voz da Roche, disse que o anis estrelado pode ser substituído.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.