PUBLICIDADE

Saúde mantém 16 casos confirmados da gripe A no Brasil

Ministério afirma que faz busca ativa e monitoramento de todos que tiveram contato com os pacientes

Por Michelly Teixeira e da Agência Estado
Atualização:

Em seu mais recente boletim, divulgado neste sábado, 30, o Ministério da Saúde diz que até o momento continuam confirmados 16 casos de contaminação pelo vírus influenza A (H1N1) no Brasil. Sete pacientes estão no Estado de São Paulo, cinco no Rio de Janeiro, dois em Santa Catarina e, os demais, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. O ministério diz que está realizando "busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes".

PUBLICIDADE

Os números divulgados referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 deste sábado. Todos os casos identificados após esse horário serão contabilizados no documento do domingo.Ainda segundo a nota oficial, o Ministério da Saúde acompanha 19 suspeitos de estarem contaminados pelo H1N1. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. As suspeitas estão nos Estados de São Paulo (cinco pessoas), Rio de Janeiro (três), Rio Grande do Norte (três), Distrito Federal (dois), Minas Gerais (um), Rondônia (um), Alagoas (um), Bahia (um), Goiás (um) e Roraima (um). Além disso, 17 indivíduos procedentes de países afetados com febre não medida e tosse estão em monitoramento em nove Estados. O número de casos descartados até hoje é de 346.

São quatro os casos detectados de transmissão autóctone, ou seja, dentro do território nacional. Estas pessoas foram contaminadas após contato com pacientes procedentes do México ou dos Estados Unidos. "Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1)", diz o governo.Neste sábado, 57 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos e da Organização Mundial de saúde (OMS). Segundo a OMS, apenas México, EUA e Canadá têm, até o momento, transmissão sustentada da doença. Os países com transmissão autóctone limitada e não sustentada são Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, EUA, Itália, Japão, México, Panamá, Peru, Reino Unido e Romênia.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.