Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Sofia recebe comida na boca pela primeira vez em Miami

Criança de 1 ano e 4 meses é portadora de Síndrome de Berdon, doença rara que afeta o aparelho digestivo

José Maria Tomazela , O Estado de S. Paulo

08 Maio 2015 | 19h15

 

SOROCABA - Uma papinha de banana marcou, nesta sexta-feira, 8, no hospital Jackson Memorial, em Miami, Estados Unidos, o primeiro contato da menina brasileira Sofia Gonçalves de Lacerda com a alimentação. Portadora de Síndrome de Berdon, doença rara que afeta o aparelho digestivo, a criança de 1 ano e 4 meses nunca havia se alimentado antes pela boca.

Há um mês, ela passou por um transplante múltiplo de órgãos em que foram trocados estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e intestino grosso para que seu organismo pudesse processar os alimentos. Até então, ela vinha sendo amamentada por sondas, recebendo inicialmente uma solução nutritiva nas veias, depois diretamente no estômago.

"Ela afinal conseguiu sentir o sabor sem náuseas e terminou toda a papinha", comemorou a mãe, Patrícia de Lacerda, na rede social. "Depois que terminou, ela vomitou um pouquinho, o que é normal quando a criança come muito", postou. De acordo com a mãe, a infecção urinária que o bebê apresentou no final de semana já foi controlada com o uso de antibióticos.

Sofia é a primeira criança brasileira submetida ao transplante multivisceral no exterior com custeio público. Esse tipo de cirurgia em bebês não é realizado no Brasil. A família conseguiu na Justiça que o governo brasileiro arcasse com o custo do tratamento no exterior, de cerca de R$ 2 milhões. 

 

Olá pessoal!!!!Hoje nossa bonequinha iniciou a estimulação para comer pela boquinha.É um passo à mais nesta trajetória,porém,ela precisa aprender a comer e a gostar de sabores.Como nunca comeu ela se recusa um pouco aceitar.Hoje ela iniciou com papinha de banana,o pouquinho que engole é muito para nós,ela conseguiu sentir o sabor sem náuseas,isso já é muito bom,mas minutos depois que terminou toda papinha,vomitou,isso é normal,seu organismo ainda não está acostumado.Pouco a pouco vai acostumando, como eu disse: ela não teve náuseas ao sentir os sabores,o que é muito bom,apenas jogava para fora da boca a papinha,como toda criança faz quando não quer comer,já no caso dela,é a primeira vez que comi.Vamos continuar com as nossas orações,sempre na fé e na positividade,pedir ao nosso grandioso Deus que continue dando a ela força e que seu pós operatório continue tranquilo.Conto com vocês nesta corrente de oração e amor...Estou muito feliz em poder ver pela primeira vez nossa bonequinha comer....❤️ Posted by Ajude a Sofia on Sexta, 8 de maio de 2015

 

Mais conteúdo sobre:
Bebê Sofia saúde Miami

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.