Suíça confirma caso e Alemanha tem mais três suspeitas

Governo suíço informa que há 24 suspeitas da doença; no caso alemão, há três confirmados

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

A gripe suína continua se espalhando pelos países europeus. Nesta quinta-feira, 30, a Suíça confirmou o primeiro caso humano da doença. A vítima é um homem que retornou recentemente de uma viagem ao México. Já na Alemanha, a ministra da Saúde, a social-democrata Ulla Schmidt, anunciou que foram registrados três novos casos de suspeita. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu elevar o nível de alerta da gripe suína para fase 5, o que significa que uma epidemia em escala mundial - ou pandemia - é "iminente".

 

Veja também:

 

PUBLICIDADE

"Temos três novos casos suspeitos, aumentando o número atualmente para dez", assinalou a responsável da Saúde alemã em entrevista à emissora de TV pública ARD. Além disso, assinalou que continua sendo três o número de casos confirmado da doença.

 

Após ressaltar que a doença pode ser combatida sem problemas com medicamentos, a ministra alemã pediu novamente calma à população, e assegurou que os hospitais e médicos alemães estão preparados para qualquer eventualidade. A ministra comemorou a decisão da companhia aérea alemã Lufthansa de incluir um médico entre o pessoal de seus aviões que voam ao México.

 

Na Suíça, o paciente tinha voltado para casa após um primeiro exame realizado na quarta-feira ter apresentado resultado negativo, mas foi hospitalizado novamente depois de um segundo teste dar positivo.

 

Sua situação atual é estável, segundo o hospital que o atende, na localidade de Baden.

 

Todas as pessoas que estiveram em contato com o doente foram informadas sobre a confirmação da gripe suína e foram comunicadas para permanecer em suas casas.

Publicidade

 

O hospital colocou à disposição uma linha telefônica que atenderá todas as consultas relacionadas com a gripe suína.

 

O erro inicial, segundo o qual o paciente estava livre da infecção, aconteceu devido "a uma má interpretação do comentário que acompanhava o resultado de laboratório", disse o diretor do hospital.

 

Atualmente, estão sob observação na Suíça 24 pessoas com suspeita de estar infectadas. Todas elas estiveram no México recentemente.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.