Terceira vítima da gripe suína no Brasil é criança de 9 anos

De acordo com o ministério, a criança tinha doenças crônicas preexistentes que acabaram agravando o quadro

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Ministério da Saúde informa que foi notificado, nesta segunda-feira, 13, da morte de uma  criança de 9 anos infectada pelo novo vírus influenza A (H1N1), no Rio Grande do Sul. Este é o terceiro óbito registrado no país em consequência da nova gripe.

 

PUBLICIDADE

De acordo com o ministério, a criança tinha doenças crônicas preexistentes que acabaram agravando o quadro. Ela teve contato com um irmão adolescente, que apresentou sintomas leves de gripe em 27 de junho e  foi contaminado em sua escola por um professora que viajou à Argentina. A vítima teve os primeiros sintomas em 29 de junho, foi internada em  2 de julho e faleceu três dias depois.

 

 

O ministério, em nota, lamenta a morte e reafirma que todas as medidas vêm sendo tomadas para diminuir a disseminação da doença e oferecer tratamento rápido na rede pública.

 

De acordo com a última atualização de dados feita em 10 de julho, a letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%) é igual à da gripe sazonal. No Brasil, até a última sexta-feira, havia 1.027 casos confirmados da nova gripe. Com base nesses dados, os três óbitos registrados no país representariam uma letalidade de 0,29%.

 

Com exceção do segundo óbito, registrado na última sexta-feira, em São Paulo, e de familiares da vítima infectados, cuja transmissão ainda está em investigação, todos os casos autóctones têm vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.