Felipe Cordeiro
01 de outubro de 2019 | 08h30
SÃO PAULO – “Depois de passar por um câncer de mama, você aprende que precisa aproveitar tudo que a vida tem de bom”, disse a vendedora Cristina Patricia de Aguiar, uma das 15 mulheres retratadas em uma exposição em São Paulo e no Maranhão sobre pacientes que tratam a doença.
A mostra Mulheres no Espelho – Força e Renascimento, que estreou nesta terça-feira, 1º, fica em cartaz durante todo o mês, como parte do Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama.
A modelo Joice Souza. O público poderá conferir em vídeos os depoimentos das 15 mulheres sobre os maiores desafios no processo de superação da doença. Foto Simone Silvério/Jaiel Prado
Gratuita, a exposição ocorre em oito espaços, incluindo estação do Metrô, shoppings, hospital e até a sede do Corinthians. Entre as atrações, há fotografias e vídeos com os depoimentos das 15 mulheres sobre os maiores desafios no processo de superação da doença.
Segundo o Instituto Viver Hoje, organizador da mostra, o objetivo da ação é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e contribuir para o aumento da autoestima das mulheres que estão em tratamento.
Grávida quando descobriu um nódulo no seio, Joice Souza, de 32 anos, pensou que não iria ver a filha Sofia completar seu primeiro ano de vida.
“Estou muito feliz por estar superando a doença e servir de esperança para tantas outras mulheres. Somos guerreiras, cada uma com uma história”, contou Joice, que disse ter adorado participar do ensaio fotográfico. “Me senti uma diva.”
Em novembro, a exposição ficará exposta na Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela, na zona oeste da capital paulista.
A modelo Cristina Patricia de Aguiar. O câncer de mama é um dos tipos de tumor mais comuns em mulheres Foto: Carla Durante
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse porcentual é de 29%.
Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018, houve cerca de 60 mil novos casos da doença no País.
Exposição Mulheres no Espelho – Força e Renascimento
Data: de 1º a 31 de outubro
Locais:
SÃO PAULO
MARANHÃO
Data: de 1º de novembro a 30 de novembro
Local:
SÃO PAULO
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.