Foto do(a) blog

Informações breves de saúde e bem-estar

Quer saber seu tipo sanguíneo? SP terá teste gratuito nesta sexta

Ação é promovida pela campanha Junho Vermelho em parceria com o Senac Tiradentes

PUBLICIDADE

Por Julia Marques
Atualização:
Resultado fica pronto em 30 minutos Foto: Erin Hull/The New York Times

Paulistanos que desejam descobrir o tipo sanguíneo poderão realizar um teste gratuito nesta sexta-feira, 23, no centro da cidade. A ação é promovida pela campanha Junho Vermelho - para estimular a doação de sangue - , em parceria com o Senac Tiradentes.

PUBLICIDADE

Para participar, é só ir ao saguão da unidade das 8 às 12 horas. Alunos do curso técnico de hemoterapia,supervisionados por professores, farão os testes.

Para determinar o tipo sanguíneo, é necessária apenas a coleta de uma amostra de sangue. O resultado fica pronto em 30 minutos e não há contraindicações.

Depois de coletado, o sangue é levado a uma centrífuga, onde as hemácias são separadas do plasma. Após aplicação de um antissoro, os profissionais serão capazes de determinar a tipagem de cada amostra. O exame reconhece os quatro tipos sanguíneos (A, B, O ou AB) e se o indivíduo é RH+ ou RH-.

A tipagem sanguínea é usada para determinar quais tipos de sangue ou derivados um indivíduo pode receber. Conhecer o RH, por outro lado, é importante durante a gravidez, já que pode haver incompatibilidade entre a mãe e o feto.

Publicidade

Serviço: Data: 23 de junho, sexta-feira Horário: das 8h às 12h Local: Av. Tiradentes, 822 - Luz (Senac Tiradentes) Gratuito, não é necessário se inscrever

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.