Simone Iwasso
02 de outubro de 2012 | 21h35
A Nokia lançou um aplicativo chamado Vacinas para ajudar famílias a controlarem a vacinação das crianças – um app gratuito, desenvolvido em Manaus e disponível para o Windows phone (o sistema operacional dos celulares da empresa). Tem também um outro aplicativo, chamado Vacina Brasil, disponível para Iphone e Android.
Os três são parecidos – e podem ser interessantes para mães e pais tecnológicos. É possível criar mais de um perfil, com todos os dados da criança e seguir as indicações da tela, fornecidas de acordo com o calendário de vacinação do Ministério da Saúde, com as vacinas e as datas.
Os três também estão razoavelmente atualizados, mas precisam incorporar a vacina tetra viral contra catapora, sarampo, caxumba e rubéola que será disponibilizada a partir do ano que vem pelo governo. O anúncio foi feito em agosto e o imunizante será aplicado em duas doses: aos 12 meses e aos 4 anos. Essa vacina até então era oferecida apenas em clínicas particulares, a um custo médio de R$ 160 a dose.
Para relembrar, neste ano também foram incluídos no calendário oficial de vacinação:
– a pólio inativada
– a pentavalente, contra difteria, tétano, coqueluche Haemophilus influenza tipo B (que causa meningite e outras infecções) e hepatite B – essas vacinas hoje são oferecidas, mas separadas.
Com isso, o Programa de Imunização conta hoje com 25 vacinas, 13 delas integrantes do calendário básico – as outras são de campanhas específicas.
Posts relacionados:
Quem anota o que come emagrece mais
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.