41 foram infectados por vírus Chikungunya no Brasil

41 foram infectados por vírus Chikungunya no Brasil

Dos pacientes, 33 moram no município de Feira de Santana (BA) e oito no Oiapoque (AP)

LÍGIA FORMENTI, Estadão Conteúdo

01 Outubro 2014 | 19h30

O número de pacientes que foram infectados no Brasil por vírus Chikungunya já é maior do que o número de casos importados. Dados do Ministério da Saúde mostram que 41 pessoas foram infectadas pela doença no País, ante 38 casos que foram contaminadas quando estavam em viagem no exterior. Dos pacientes, 33 moram no município de Feira de Santana (BA) e oito no Oiapoque (AP).

Em nota desta quarta-feira, o Ministério da Saúde informou ter destacado funcionários para auxiliar o combate e prevenção da doença nos locais onde a transmissão foi confirmada. O vírus Chikungunya é transmitido pela picada do mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus contaminados. Os dois mosquitos são também vetores da dengue.

Chikungunya tem sintomas semelhantes ao da dengue. A diferença é que a doença pode provocar, passada a forma aguda, dores nas articulações que podem perdurar por meses e exigir o tratamento de fisioterapia. Chikungunya, no entanto, não tem a forma hemorrágica. Por essa razão, mortes provocadas pela doença são mais raras.

Mais conteúdo sobre:
Chikungunya casos infectados

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.