Ed Ferreira/Estadão
Ed Ferreira/Estadão

92% das vagas do Mais Médicos foram preenchidas, diz ministério

Mais de 7 mil profissionais já escolheram local de trabalho. Inscrições seguem até 7 de dezembro

Ligia Formenti, O Estado de S.Paulo

23 Novembro 2018 | 11h09
Atualizado 23 Novembro 2018 | 22h19

BRASÍLIA - No terceiro dia de inscrição para o Mais Médicos, 92% das vagas disponíveis já foram ocupadas. Balanço divulgado na manhã desta sexta-feira, 23, pelo Ministério da Saúde mostra que 25.901 pessoas preencheram os dados para participar do programa. Desse total, porém, 17.529 apresentavam registro profissional válido. Nesse grupo, 7.871 já escolheram o local de trabalho. 

O site para inscrições, que por dois dias apresentou problemas, esteve estável ao longo do dia. As inscrições para médicos com diploma válido no País vão até dia 7 de dezembro.

Inicialmente, interessados tinham até o dia 25 de novembro para fazer a inscrição. A extensão do prazo foi adotada em razão de instabilidade no sistema de inscrição que, de acordo com a pasta, foi alvo de tentativa de invasão por hackers.

Já o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) decidiu acelerar a emissão do registro profissional de médicos recém-formados interessados em se inscrever no programa Mais Médicos.

Os médicos cubanos começaram, nesta quinta-feira, 22, a deixar o Brasil em voos de volta para Havana a partir do Aeroporto de Brasília. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), cinco voos estavam confirmados entre esta quinta e o próximo sábado, 24. A previsão é que milhares de profissionais deixem o País até o dia 12 de dezembro.

Em Brasília, filas de cubanos se formaram para o embarque. Muitos deles levavam pertences adquiridos no Brasil - a maioria despachava aparelhos televisores. Com bandeiras similares as que portavam na chegada ao País no início do programa Mais Médicos, em 2013, os cubanos se despediram. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.