PUBLICIDADE

95 dos 96 distritos da capital paulista já registram morte suspeita ou confirmada por coronavírus

Maior número de óbitos está concentrado nos bairros da periferia de São Paulo

Foto do author Fabiana Cambricoli
Por Fabiana Cambricoli e Paula Felix
Atualização:

Dados divulgados nesta quinta-feira, 16, pela Secretaria Municipal da Saúde mostram que 95 dos 96 distritos da capital paulista já registram morte suspeita ou confirmada por coronavírus. Confira o mapa completo no final desta reportagem.

O maior número de óbitos está concentrado nos bairros da periferia. A pasta não divulgou o dado detalhado de quantos dos óbitos são suspeitos e quantos são confirmados, mas os números somados apontam que o distrito Freguesia/Brasilândia, na zona norte de São Paulo, é o campeão de ocorrências, com 33 mortes.

Óbitos por covid-19 por distrito administrativo de residência em São Paulo Foto: SIM/PRO-AIM/CEInfo/SMS-SP

PUBLICIDADE

Sapopemba e Itaquera, na zona leste, aparecem em seguida, com 28 e 27 vítimas, respectivamente. O distrito da Sé é o único a não ter registrado nenhuma morte suspeita nem confirmada pela covid-19.

Distritos da zona oeste, como Lapa e Pinheiros, que em boletim epidemiológico anterior da secretaria apareciam como campeões de casos confirmados registram menos mortes do que bairros periféricos. São 9 mortes na Lapa, 9 em Pinheiros, 12 em Perdizes e duas no Alto de Pinheiros.

Embora não traga o detalhamento de quantas das mortes são confirmadas, o mapa da secretaria indica que o maior número de mortes suspeitas está nas periferias, provavelmente pela dificuldade da população mais pobre e dependente do SUS ter acesso a testes e resultados rápidos.

Óbitos por covid-19 por distrito administrativo de residência em São Paulo Foto: SIM/PRO-AIM/CEInfo/SMS-SP
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.