
10 de fevereiro de 2016 | 12h44
BRASÍLIA - O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, afirmou ao Estado que "o aborto favorece a eugenia, uma prática para selecionar pessoas perfeitas". Ele participou nesta quarta-feira, 10, do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica, que neste ano discute o saneamento básico.
O tema da campanha foi destacado como oportuno pelas autoridades, já que a falta de saneamento está ligada a uma maior incidência de doenças - entre ela o zika, que, segundo o governo, tem causado um surto de microcefalia em bebês. O vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que encontra em águas paradas as condições ideais para se proliferar.
CNBB condena aborto em caso de microcefalia
"A microcefalia ocorre no Brasil há anos. Estão aproveitando o momento para introduzir novamente o assunto do aborto", disse Steiner, referindo-se aos grupos pró-legalização que pretendem levar a questão o Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2012, uma decisão histórica do STF tornou possível que gestantes interrompessem a gravidez de fetos anencéfalos.
O presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), dom Flávio Irala, afirmou que "existe uma preocupação com a vida de todos: mãe, bebê e famílias". A discussão sobre o aborto, disse ele; "está entrando de forma meio enviesada em função da microcefalia". Entretanto, as igrejas que compõem o Conic ainda não debateram oficialmente sobre o tema.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.