PUBLICIDADE

Alckmin anuncia ampliação de agentes para combate à dengue

Em Campinas, governador também disse que aguarda a liberação de vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária 

Por Vera Longhini
Atualização:
Mosquito transmissor da dengue e de outras doenças Foto: Divulgação

CAMPINAS - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta quarta-feira, 25, em Campinas, medidas de combate à dengue no Estado. Segundo Alckmin, o número de agentes de saúde será duplicado e o governo vai adquirir mais equipamentos e 50 caminhonetes. Também enviará 30 médicos da Polícia Militar para as cidades em situação mais crítica. 

PUBLICIDADE

Dados divulgados na terça-feira, 24, pela Secretaria Estadual da Saúde mostram que o Estado já acumula no ano 80.283 casos da doença, 73,8% a mais do que nos três primeiros meses de 2014. Pelo menos 67 pessoas já morreram desde janeiro por complicações da doença. Somados os registros suspeitos, o número de notificações chega a 196.282.

O governador anunciou que foram contratados mais 500 agentes para atuarem com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), dobrando o número atual, e adquiridos 150 automatizadores costais (equipamento utilizado no combate à doença), 450 kits de proteção e50 caminhonetes. Além disso, 30 médicos da Polícia Militar serão encaminhados aos municípios onde foram registrados os maiores números de casos.

Alckmin também disse ter solicitado autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o uso da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. As vacinas já passaram por duas fases de testes, mas ainda estão na fase clínica. Alckmin quer a liberação para uso rápido na população dos municípios mais afetados pela doença. 

"Temos 12 mil doses da vacina à espera de regulamentação pela Anvisa e, uma vez liberadas, serão destinadas para os municípios com mais casos da doença", disse. De acordo com o governador, a vacina possui 85% de eficácia para os quatro tipos da dengue, sendo que para três tipos deles a capacidade de imunização chega a 95%. 

Helicóptero. O governador esteve em Campinas para a entrega de um helicóptero Águia adaptado, que será utilizado para resgates do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau). O helicóptero custou R$ 10 milhões e atenderá oito cidades da região de Campinas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.