NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems
NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems

Amostra de solo de Marte contém 2% de água, revela estudo

Primeira análise do material colhido pelo robô Curiosity encontrou também compostos de enxofre e oxigênio

30 de setembro de 2013 | 18h22

A análise da primeira amostra do solo de Marte coletada pelo robô Curiosity indicou a presença de água na superfície daquele planeta. Foram encontrados ainda compostos de enxofre, oxigênio e dióxido de carbono, conforme dados publicados na última edição da revista científica Science.

A principal missão do Curiosity, que chegou a Marte em agosto de 2012, é descobrir se já houve vida no planeta. Os pesquisadores destacaram que cerca de 2% do material coletado pelo robô é composto por água. E informaram que, agora, "têm a informação mais abrangente já obtida sobre a superfície de Marte".

Na recente descoberta, foi usado o Analisador de Amostras em Marte (Sam, em inglês), que fica dentro do robô. Ali, o material coletado foi aquecido.

"Os principais gases liberados durante os testes foram água, gás carbônico, oxigênio e dióxido de enxofre. A água é particularmente interessante: é um recurso para futuros exploradores", afirmou Laurie Leshin, pesquisadora do Instituto Politécnico Rensselaer, nos Estados Unidos, e principal autora do estudo divulgado pela Science.

 

 

 

 

 

 

Tudo o que sabemos sobre:
CuriosityMarteágua

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.