Anac divulga formulário para ajudar brasileiros com dificuldade de voltar ao País

CONTEÚDO ABERTO PARA NÃO-ASSINANTES: Ministério de Relações Exteriores estima que há milhares de pessoas que tentam regressar ao País e não conseguem pelas restrições de circulação impostas pelo mundo por causa do avanço da doença

PUBLICIDADE

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast)
Atualização:

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) passou a disponibilizar a partir deste domingo, 22, formulário online para receber informações de brasileiros que têm passagem aérea comprada e não estão conseguindo voltar para o Brasil em razão de restrições causadas pelo novo coronavírus. Segundo a Anac, o objetivo é coordenar com as empresas aéreas e "envidar" esforços para trazer os cidadãos brasileiros de volta ao País.

Nova cena em tempos de coronavírus: saguão vazio e pessoas de máscara Foto: Nilton Fukuda/ Estadão

PUBLICIDADE

"Por meio de nossa plataforma de internet, todos os brasileiros que desejam retornar ao país, bem como estrangeiros autorizados, devem preencher o questionário a seguir. Será analisado o número de pessoas necessitadas em um determinado país, bem como as possibilidades de organizar voos", diz a agência. O endereço do formulário na internet, que tem 15 perguntas, está disponível neste link.

O governo tem coordenado ações para trazer ao Brasil cidadãos que procuram voltar ao País mas enfrentam dificuldades. Como mostrou o Estado, o Ministério de Relações Exteriores estima que há milhares de pessoas que tentam regressar ao País e não conseguem pelas restrições de circulação impostas pelo mundo em função do novo coronavírus.

Na quarta-feira, 18, como o Estado revelou, as companhias aéreas Gol e TAM entraram em acordo com o governo para transportar os quase 4 mil turistas brasileiros presos no Peru. O país vizinho fechou as fronteiras para conter o avanço do coronavírus.

Já na quinta-feira, 19, o governo federal anunciou que 203 brasileiros retidos no Marrocos seriam repatriados em um voo fretado, o que ocorreu neste sábado.

Também neste sábado, o Itamaraty emitiu comunicado orientando que os turistas brasileiros no México antecipem os voos de volta ao Brasil o quanto antes, uma vez que haverá restrições no espaço aéreo do Panamá e cancelamento de voos pela Copa Airlines, uma das principais companhias que operam o trecho.

Receba no seu email as principais notícias do dia sobre o coronavírus. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.