PUBLICIDADE

Anthony Wong, Dráuzio e Wagner Gattaz são escolhidos para 'comitê de notáveis' contra drogas

Horas após anúncio do secretário de Saúde, porém, Dráuzio afirmou não ter preparo técnico e nem tempo livre para a função

Foto do author Fabiana Cambricoli
Por Fabiana Cambricoli
Atualização:

SÃO PAULO - Os médicos Anthony Wong, Dráuzio Varella e Wagner Gattaz foram os três nomes escolhidos pelo governo de São Paulo e pela Prefeitura para formar o "comitê de notáveis" que vão assessorar os programas estadual Recomeço e municipal Redenção no combate ao uso de drogas, com foco inicial na região da Nova Luz, no centro da capital paulista. A informação foi divulgada por David Uip, secretário de Saúde do Estado de São Paulo.

Os médicosWagner Gattaz,Dráuzio Varella eAnthony Wong Foto: Vivi Zanatta/Estadão, Tiago Queiroz/Estadão e BrazilHealth

PUBLICIDADE

O Comitê Superior de Saúde vai acompanhar e auditar as ações governamentais na Cracolândia.

Horas após o anúncio de Uip, porém, Varella afirmou em sua página no Facebook que ele não recebeu nenhum convite oficial e, caso recebesse, não aceitaria pois não tem preparo técnico e nem tempo livre para um trabalho dessa natureza. Em seguida, o secretário de Saúde publicou uma nota lamentando a desistência do médico Varella em fazer parte do Comitê. 

Internação forçada

Nesta segunda-feira, 29, o prefeito João Doria (PSDB) nomeou o psiquiatra Arthur Guerra para o comando do Redenção. Ao assumir o cargo, o especialista sugeriu que a gestão municipal desistisse da autorização judicial para avaliação médica forçada e que aproveitasse o modelo de internações adotado pelo Estado no Recomeço.

Embora a hospitalização forçada já esteja prevista na legislação federal e venha sendo adotada pelo governo estadual há quatro anos em casos excepcionais, a Prefeitura criou polêmica ao entrar com pedido na Justiça para que a autorizasse a fazer busca e apreensão de usuários de drogas nas ruas para avaliação médica sem aval caso a caso. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.