Fabio Motta/AE
Fabio Motta/AE

Anvisa define composição de vacinas contra a gripe que serão usadas em 2012

Como os vírus circulantes não sofreram grandes alterações, as cepas para o proximo ano são as mesmas recomendadas agora em 2011

Agência Brasil,

10 de novembro de 2011 | 16h03

BRASÍLIA - O Diário Oficial da União publicou nesta quinta, 10, resolução da Agência Nacional de Saúde (Anvisa) determinando as cepas (linhagens) de vírus que deverão ser utilizadas na formulação das vacinas contra gripe no ano que vem.

As vacinas serão aplicadas a partir de fevereiro do próximo ano e deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação. A resolução obedece a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul.

A composição da vacina para gripe sazonal é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do produto. Como os vírus circulantes não sofreram grandes alterações, as cepas para 2012 são as recomendadas para este ano. O uso de outras linhagens está proibido.

As empresas que tiveram a alteração pós-registro para atualização da cepa aprovada este ano estão dispensadas de nova avaliação da Anvisa para o ano de 2012.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.