Anvisa multa em R$ 1 milhão empresa que importava lixo hospitalar

Entre as peças - aproximadamente 46 toneladas - estavam lençóis sujos com manchas características de sangue e dejetos biológicos com logomarca de vários hospitais norte-americanos

Priscila Trindade, do estadão.com.br,

16 de fevereiro de 2012 | 19h12

SÃO PAULO - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) condenou a empresa N.A Intimidade Ltda. a pagar multa de R$ 1 milhão por importar dois contêineres com lixo hospitalar dos Estados Unidos para o Brasil.

A penalidade foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, 13. O material - lençóis, batas, fronhas - foi apreendido após desembarcar no Porto de Suape, no litoral Sul de Pernambuco.

Em outubro de 2010, a Anvisa identificou irregularidades em dois contêineres importados após fiscais constatarem que o valor declarado pelo importador não era compatível com o volume e o tipo de carga. O material foi encaminhado para inspeção física. Na inspeção, verificou-se que a empresa declarava às autoridades brasileiras que importava tecido de algodão com defeito para fraudar a Alfândega Nacional.

Entre as peças - aproximadamente 46 toneladas - estavam lençóis sujos com manchas características de sangue e dejetos biológicos com logomarca de vários hospitais norte-americanos.

Os produtos, que seriam revendidos por empresas que atuavam no interior de Pernambuco, foram devolvidos aos Estados Unidos em janeiro deste ano. Os custos para mandar o lixo hospitalar de volta para o país de origem foram pagos pela empresa N.A Intimidade Ltda.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.