Werther Santana/Estadão
Werther Santana/Estadão

Apesar de pandemia, USP, Unicamp e Unesp mantêm vestibulares para novembro

Em meio ao fechamento de escolas com o intuito de evitar a propagação da covid-19, parte dos estudantes defendem que seja levado em conta o prejuízo que a suspensão de aulas presenciais pode causar

Redação, O Estado de S.Paulo

23 de abril de 2020 | 22h44

Apesar da pandemia de coronavírus, as três universidades estaduais de São Paulo mantiveram seus vestibulares para novembro. A prova para ingressar na Universidade Estadual Paulista (Unesp) será no dia 15; para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no dia 22 e para a Universidade de São Paulo (USP), a Fuvest, no dia 29.

Em meio ao fechamento de escolas com o intuito de evitar a propagação da covid-19, parte dos estudantes defendem que seja levado em conta o prejuízo que a suspensão de aulas presenciais pode causar a alunos mais pobres da rede pública, que não têm estrutura adequada para prosseguir os estudos em casa.

O próprio Ministério da Educação (MEC) é alvo de ação civil pública, elaborada pela Defensoria Pública da União, para alterar o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja aplicação das provas impressas está marcada para ocorrer nos dias 1º e 8 de novembro. A Justiça determinou adequação do calendário da prova por causa disso

Este será o primeiro ano que o Enem terá edição tanto impressa quanto digital. Segundo o MEC, a prova digital será realizada por 100 mil candidatos entre 11 e 18 de outubro.

Veja abaixo o calendário da USP, Unesp e Unicamp:

Fuvest

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que realiza o exame para ingressar na USP, definiu que a primeira fase acontecerá no dia 29 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 182, e o pedido de redução do valor deve ser feito entre 15 de junho e 10 de julho.

Pedido de redução da taxa: 15 de junho a 10 de julho

Divulgação do Manual do Candidato: 3 de agosto

Inscrição para o vestibular: 10 de agosto a 18 de setembro

Primeira fase: 29 de novembro

Segunda fase: 3 e 4 de janeiro de 2021

Resultado da primeira chamada: 22 de janeiro de 2021

Unesp

As inscrições para prestar o vestibular para a Unesp poderão ser feitas entre o dia 8 de setembro e 8 de outubro, anunciou a universidade nesta quinta, 23. As regras para o vestibular, porém, devem ser divulgadas até julho.

Inscrições: de 8 de setembro a 8 de outubro

Primeira fase: 15 de novembro

Segunda fase: 13 e 14 de dezembro

Divulgação do resultado: 28 de janeiro de 2021

Unicamp

O vestibular para ingressar na Unicamp acontecerá no dia 22 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 170, e quem quiser pedir a isenção tem o período de 4 a 22 de maio.

Inscrição para o vestibular: 31 de julho a 8 de setembro

Pagamento da taxa: até 10 de setembro

Primeira fase: 22 de novembro

Segunda fase: 10 e 11 de janeiro de 2021

Prova de habilidades específicas: 14 a 16 de janeiro de 2021

A divulgação da primeira chamada ainda não foi definida.

Receba no seu email as principais notícias do dia sobre o coronavírus

Para Entender

Coronavírus: veja o que já se sabe sobre a doença

Doença está deixando vítimas na Ásia e já foi diagnosticada em outros continentes; Organização Mundial da Saúde está em alerta para evitar epidemia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.