31 de janeiro de 2020 | 06h36
SÃO PAULO - A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou emergência de saúde pública de interesse internacional nesta quinta-feira, 30, em razão do surto de coronavírus que se espalha pelo mundo. Mas esta não é a primeira vez que a entidade adota esse tipo de medida - é a sexta.
Segundo a OMS, a medida é tomada quando um evento com implicações para a saúde pública ocorre de maneira inesperada e supera as fronteiras do país inicialmente afetado, demandando uma ação internacional imediata.
Confira a seguir as seis vezes em que a medida foi acionada:
No ano passado, mais uma vez o ebola desencadeou o acionamento da medida. Um surto em andamento na República Democrática do Congo desde 2018 já tinha matado 1.676 pessoas - mais de dois terços de quem contraiu a doença, segundo balanço de julho de 2019.
No dia 30 de janeiro de 2020, a disseminação do coronavírus, surgido na China, levou a OMS a decretar a medida. Em um mês, o vírus chegou a 20 países de 4 continentes, matando 213 pessoas e deixando 9,7 mil infectados.
De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), braço da OMS nas Américas, os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV).
Os sinais e sintomas da pneumonia indeterminada são principalmente febre, dor, dificuldade em respirar em alguns pacientes e infiltrado pulmonar bilateral.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.