Sergei Chirikov/Efe
Sergei Chirikov/Efe

Astronautas atracam nave russa na Estação Espacial Internacional

Soyuz, que a partir de 2011 será único meio de transporte para a ISS, leva três tripulantes

estadão.com.br

17 Dezembro 2010 | 19h27

O ônibus espacial russo Soyuz TMA-20 chegou com êxito à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta sexta-feira, 17. A partir de 2011, a aeronave será o único meio de transporte para o complexo orbital.

Veja também:

link Rússia envia três astronautas à ISS

Lançada na quarta-feira, a Soyuz acoplou-se ao módulo russo Rassvet da ISS às 18h11 de Brasília, um minuto antes do previsto.

 

A tripulação da estação, que havia tirado quatro horas de descanso antes da chegada do ônibus espacial, pôde assistir à sua aproximação da janela da ISS.

 

Os novos tripulantes da estação, que estão a bordo da Soyuz são o russo Dmitri Kondratiev, a americana Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli, que ficarão na ISS até maio.

 

O acoplamento acontece depois de dois dias e meio de uma viagem tensa. O centro de controle de voos espaciais russo parou temporariamente de receber dados da Soyuz na quinta devido a uma ruptura do cabo de fibra ótica. O problema foi solucionado.

Durante o período na estação, a nova tripulação deve fazer três saídas ao espaço e receberá quatro cargueiros russos. A atual tripulação da ISS conta com o americano Scott Kelly e os russos Alexandr Kaleri e Oleg Skrípochka.

 

Com Efe

Mais conteúdo sobre:
ISS Soyuz

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.