Astronautas da ISS iniciam a terceira caminhada

Instalação de nova bomba de amônio deve durar cerca de seis horas

Efe

16 de agosto de 2010 | 08h47

Os astronautas em nova tentativa de concerto do sistema de refrigeração da ISS. Foto: NASA/AFP

 

 

 

 

MOSCOU - Os astronautas americanos Doug Whellock e Tracy Caldwell Dyson iniciaram nesta segunda-feira, 16, a terceira caminhada espacial programada para reparar o sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS), paralisado há duas semanas.

 

 

A missão principal dos engenheiros de voo Wheelock e Caldwell Dyson durará cerca de seis horas e meia e consistirá em instalar uma bomba de amônio na parte direita da armação da plataforma orbital.

 

 

Os astronautas terão também que reiniciar e ativar metade do sistema de refrigeração da estação que ficou inutilizado no último dia 31 de julho, depois de uma falha na bomba situada na viga localizada no estibordo da EEI, segundo informou o escritório da NASA em Moscou.

 

 

A bomba de amônia defeituosa, que foi retirada na quarta passada durante a segunda caminhada espacial, quebrou devido a uma sobrecarga que deixou fora de serviço a metade do sistema de refrigeração.

 

 

Uma vez que a nova bomba seja instalada, o centro de controle da NASA em Houston terá que verificar seu funcionamento.

 

 

A tripulação atual da EEI, um projeto internacional no qual participam 16 países, é composta pelos americanos Doug Whellock, Tracy Caldwell Dyson e Shannon Walker, e pelos russos Alexandr Skvortsov, Mijaíl Kornienko y Fiodor Yrchijin.

Tudo o que sabemos sobre:
EEINASAconcertocaminhada espacial

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.