Astronautas russos iniciam 1ª viagem espacial de 2012

Tripulantes da Estação Espacial Internacional instalarão painéis protetores contra micrometeoritos

Efe,

17 de fevereiro de 2012 | 07h33

Os astronautas russos Oleg Kononenko e Anton Shkaplerov, tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), iniciaram nesta quinta-feira, 16, a primeira viagem espacial do ano, na qual instalarão painéis protetores adicionais contra micrometeoritos.

A abertura da escotilha do módulo Pirs ocorreu com 15 minutos de atraso, às 12h30 (horário de Brasília), já que os tripulantes da ISS precisaram de mais tempo para igualar a pressão no módulo.

"Entre as principais tarefas está a mudança do guindaste de carga GStM1 do módulo de acoplamento Pirs ao de pesquisas Poisk", informou o Centro de Controle de Voos.

Os astronautas também cobrirão com painéis o compartimento de trabalho do módulo de serviço russo Zvezda contra micrometeoritos, além de vários experimentos para estudar o impacto das condições espaciais e da radiação cósmica no casco da plataforma e em diversos materiais caso haja tempo suficiente após o cumprimento dos objetivos principais.

Kononenko e Shkaplerov são membros da 30ª expedição da missão permanente na ISS, que também é integrada pelos americanos Daniel Burbank e Donald Pettit e o holandês André Kuipers, da Agência Espacial Europeia.

Tudo o que sabemos sobre:
astronautasRússiamissão espacial

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.