National University Hospital/Reuters/Divulgação
National University Hospital/Reuters/Divulgação

Até onde chegam os germes quando tossimos ou espirramos?

Com espelho gigante e câmera de alta velocidade, cientistas tentam entender transmissão da gripe

Reuters

11 Janeiro 2011 | 23h01

CINGAPURA - Alguma vez você já se perguntou a que distância chega o seu espirro? Ou se pode evitar a expansão dos germes cobrindo a boca com a mão ou o cotovelo ao tossir?

Com um espelho gigante e uma câmera de alta velocidade, cientistas de Cingapura estão tentando descobrir como se produz a transmissão aérea do vírus da gripe.

O equipamento permite a observação das gotículas provenientes de uma pessoa ao tossir, espirrar ou falar. Os especialistas esperam que os resultados possam ser usados para criar melhores guias de prevenção e controle de infecções.

"O estudo serve para levar informações às equipes de controle de infecções, pois existe atualmente uma controvérsia sobre quais agentes patogênicos - como a gripe - são transmitidos pelo ar e, se assim ocorre, quão importante é essa via em relação às outras, como o contato direto", disse Julian Tang, virologista e consultor do Hospital da Universidade Nacional de Cingapura, responsável pelo equipamento.

Embora seja provável que uma pessoa com gripe infecte outras por meio da tosse ou de espirros, ainda pouco se sabe sobre a distância que os germes percorrem e o volume de ar e vírus que transportam.

Os vírus da gripe são transmitidos pelo ar? O que é mais perigoso: tossir ou espirrar, ou talvez rir? As diretrizes de controle de infecção se baseiam em sua maioria em pesquisas com modelos e estimativas de especialistas, não em dados científicos sólidos.

Na pesquisa, que custou US$ 800 mil (R$ 1,34 milhão) - financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa Médica de Cingapura -, Tang e seus colegas projetaram um grande espelho côncavo, como o utilizado em telescópios de astronomia.

Junto com uma câmera que pode capturar até 250 mil frames por segundo, os cientistas podem observar o aerossol, ou spray, produzido por um espirro ou tosse através do espelho.

Mais conteúdo sobre:
espirro tosse germes vírus gripe Cingapura

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.