Atividades do Dia Mundial Sem Tabaco começam no Rio

Foco da campanha serão as advertências visuais nas próprias embalagens de cigarro

Agência Brasil

25 Maio 2009 | 11h47

As atividades em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco no Rio de Janeiro começam nesta segunda-feira, 25. A data oficial da campanha contra o fumo é o dia 31 de maio, mas neste ano haverá uma semana inteira de ações programada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O foco deste ano são as advertências visuais nos maços de cigarro e o uso delas para alertar sobre os riscos da fumaça em locais fechados para os não fumantes.

 

Entre as atividades previstas na campanha está a performance de um ator, que ficará dentro de um maço de cigarros gigante, de 3 metros de altura. A apresentação ocorrerá em diversos pontos do Rio, como o centro, a zona sul e a zona oeste da cidade. Ao lado do maço gigante haverá uma tenda onde serão distribuídos panfletos sobre os males causados pelo cigarro.

 

Um equipe de técnicos da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca estarão à disposição da população para tirar dúvidas sobre o consumo do tabaco. No dia 28, será realizado na Pontifícia Universidade Católica o seminário "Advertências Sanitárias nos Maços de Cigarros - Defesa ou Afronta à Dignidade Humana?".

 

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal do Rio (UFRJ), Alberto José de Araújo, as advertências nos maços do cigarro são um mecanismo importante de controle do tabagismo no Brasil e em outros países onde elas são adotadas, por isso é importante que sejam usadas também para chamar a atenção sobre os riscos para os fumantes passivos.

 

"As advertências possibilitam uma informação rápida e segura a toda a população, desde os que não fumam e veem essas imagens nos maços de cigarro até aqueles que fumam, para sensibilizá-los sobre o risco que correm", disse.

 

Uma pesquisa divulgada no ano passado pela UFRJ e pelo Inca mostra que o fumo passivo custa cerca de R$ 37 milhões por ano ao Brasil, com os gastos com atendimento médico e com previdência social.

Mais conteúdo sobre:
Dia Mundial Sem Tabaco fumo saúde

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.