Reprodução
Reprodução

Avião criado para lançar nave de turismo espacial sofre dano durante teste

O WhiteKnightTwo começou a voar em 2008, e fazia seu 37º voo de teste

REUTERS

20 de agosto de 2010 | 18h39

Um avião projetado para lançar a nave suborbital de passageiros da empresa Virgin Galactic sofreu danos em um acidente numa pista da Califórnia, informa o fabricante Scaled Composites.

 

Em nota publicada em seu website, a empresa se referiu ao incidente como "menor" e destacou que a nave espacial em si, SpaceShipTwo, não estava conectada ao avião, conhecido como WhiteKnightTwo, no momento do acidente.

 

A revista especializada  Aviation Week & Space Technology informou que o trem de pouso esquerdo do avião se soltou na pista. Não se sabe se o aparelho estava decolando ou pousando quando houve o problema. A Scaled diz que ninguém ficou ferido. Autoridades federais iniciaram uma investigação.

O WhiteKnightTwo começou a voar em 2008, e fazia seu 37º voo de teste na quinta-feira. O avião foi propjetado para carregar a SpaceShipTwo até uma altitude de cerca de 45.000 pés (13,5 quilômetros).

 

A nave espacial, com espaço para dois pilotos e seis passageiros, seria então liberada, para que possa disparar seus foguetes e sair da atmosfera, experimentando alguns minutos de ausência de peso em espaço Suborbital antes de descer uma pista de pouso.

 

A Virgin Galactic, que está vendendo passagens para um passeio na nave por US$ 200.000 cada, já conta com 340 clientes até agora.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.